4. Sobre a democracia, o totalitarismo e o sentido da vida das pessoas na Terra



Para conhecer a essência da democracia (luz) e do totalitarismo (escuridão) é suficiente conhecer apenas cinco ideias: 1. a moral, 2. o poder humano, 3. o dinheiro, 4. a economia, 5. a hierarquia. O bom conhecimento destas ideias e o seu uso correcto pressupõem, não só o seu estudo nas escolas, como também o seu estudo contínuo ao longo da vida. Isto é válido, sobretudo, para a moral que deveria ser a prioridade de todas as pessoas, famílias, estados, nações, igrejas e dos seus programas e objectivos. O desenvolvimento da moral é um processo incessante e de evolução a longo prazo que pode ser, no entanto, também negativo.
O primeiro lugar da moral na hierarquia dos valores tem sido resultante da ordem da natureza, chamada a lei da sabedoria e do amor, ou seja, a Lei. O cumprimento das normas da Lei está referido no Antigo Testamento com estas palavras: fazer o que é, aos olhos de Deus, justo. A substituição da moral, do seu primeiro lugar na hierarquia de valores, pelo poder humano é a fonte principal de totalitarismo que é contraditória, por conseguinte, com a ideia de democracia. Na história recente, foram Lenine, Estaline e Hitler que nos mostraram esta substituição da moral pelo próprio poder humano. Só a democracia pode preencher o sentido e o desenvolvimento da existência humana no nosso planeta Terra. O desenvolvimento espiritual, isto é, a cultura do homem, do seu pensamento (espírito) e do seu sentimento (alma); este é o sentido. A existência de leis naturais pressupõe, fatalmente, também a existência do Legislador.

Como pior perturbação do desenvolvimento harmónico de pessoas e das suas organizações, consoante a Lei, podemos considerar estas seis violações da Lei:
-  opinião mundial materialística;
-  amoralidade, quer dizer, uma violação ou violação incessante da norma ou de normas da Lei pelas acções humanas;
- egoísmo, que impede o homem de viver pessoalmente para os outros;
- drogas;
- o paixão sexual sem o amor espiritual e o sexo por dinheiro;
- comer carne, que impede que as pessoas se tornem mais espirituais e está relacionado com as guerras entre as pessoas.

Para o regresso da moral para o primeiro lugar nas vidas das pessoas podem ajudar, nomeadamente, estes conselhos e informações ajuizadas:

  1. A harmonia das leis do universo revela a inteligência de tão alto nível que todo o pensamento e conhecimento humanos são sumamente ínfimos. (Albert Einstein)
  2. Procurem antes de mais o seu reino e justiça, e tudo o resto ser-vos-á dado (Mateus 6:33) (Esta inteligência suprema do universo chama-se Deus para os cristãos. Os muçulmanos usam o nome Alá. Indirectamente é indicado que se não procurarmos o mundo espiritual e se não nos tornarmos mais espirituais no âmbito da democracia pura, podemos perder, por uma catástrofe natural ou humana, não só os nossos bens e saúde, mas também a vida na terra.)
  3. Se quiseres viver para ti, vive para os outros. (Séneca)
  4. O homem que procura a felicidade na opulência externa constrói a sua casa na areia; Só a harmonia da vida interna, com a vontade de Deus, pode trazer a verdadeira felicidade. (Malory).
  5. O que o indivíduo, o estado, a nação aprendem com a lei, a verdade, a justiça, a tolerância, é adicionado para a infelicidade que necessariamente traz a autoregulação da lei da harmonia moral. O que foi tirado da saúde, será adicionado à doença. Nisso consiste esta lei. O que tiras do bom, adicionas ao mal que recairá sobre ti. A moral é válida apesar dos teóricos negativistas que aparecem, quer indivíduos, quer grupos sociais. Obviamente, é possível negar a moral por um curto espaço do tempo, tentar enganá-la, tentar viver dos sucedâneos da moral. É possível negá-la perante o divertimento e o prazer, é possível construir em cima dela a lei do proveito, a lei do poder ou da mentira, mas tudo isso não significa que acabou de existir (Prof. Arnošt Blaha)
  6. Como voltar para a convicção de que a lei moral é a dona soberana do mundo? Todos devem lutar pela justiça e pela verdade; o mundo será libertado em nome da verdade, não em nome da violência. (Prof. Emanuel Rádl)
  7. O egoísmo, a contradição do Amor, é a força que separa o homem da existência espiritual. O sentido da vida humana é o desenvolvimento do amor. O amor é uma força de todo o progresso espiritual da humanidade. O amor fraternal é o caminho da reunificação. (Alma Excelsior, doador de ciência espiritual para a nova etapa do desenvolvimento da democracia, isto é, a cultura filadélfica, confraternal.)
  8. Louvo-me em morte do maldoso? É a declaração de Deus. Se não quero que ele se afaste dos seus caminhos e seja vivo? (Bíblia)
  9. O mandamento (de Lei) deves cumpri-lo por amor a Deus e não por medo a ele. (Talmude)
  10. O mal nasce no espaço onde falta o amor. (Hermann Hesse)
  11. Só a vida que vivemos para os outros vale a pena .(A. Einstein)
  12. Sem o amor, a vida é vazia. (Ernst M. Arnd)
  13. Para viver a vida humana sem perceber o seu sentido, existe só um remédio: viver a vida numa inebriação corporal sem fim que vai do tabaco, álcool, morfina, ou numa confusão espiritual que vem do entretenimento, do prazer e de brincadeiras de todo o tipo. (nosso apontamento: aqui contamos também com a oferta de experiências de adrenalina.)
  14.  Deus é amor, e quem fica com o amor, fica com Deus e Deus com ele. (1. carta de João 4.16)
  15. Só o crescimento do amor espiritual entre as pessoas pode mudar a ordem social actual. (L. N. Tolstoi)  
  16. Os partidos políticos que não perceberam as suas tarefas e a sua missão de controlo, em vez de controlar o governo e a administração, detiveram as rédeas da governação e da administração do estado e governaram sozinhas. Sem regeneração moral de pessoas não vamos ter uma democracia melhor. (Edward Beneš, o segundo presidente de Checoslováquia) (Os partidos políticos perturbaram a opinião correcta de que o estado existe para os cidadãos e não os cidadãos para o estado.)
  17. A democracia não é apenas uma forma de governo e de administração, mas a opinião sobre a vida e sobre o mundo. A democracia é, em geral, um esforço constante a ensinar aos cidadãos. (T.G. Masaryk, em seguir TGM)
  18. O destino futuro de humanidade depende totalmente de sua viragem espiritual, do estado espiritual das pessoas. (Berďajev) 
  19.  Jesus (luz) quer que o poder seja o serviço; o mundo (isto é escuridão) quer que seja o governo. (L. N. Tolstoi)
Cresçam espiritualmente e ajudem os outros a crescer. É o conteúdo (sentido) de toda a vida. (L.N. Tolstoi)

 



(Štěpánov perto da Olomouc 5 de Dezembro de 2012, SPMZ, František Venzara)



<< BACK

 

Cтарт / Start: 1.3.2007
Oригинал / Original: www.spmz.info
SPMZ • Nádražní 28, 783 13 Štěpánov u Olomouce
Czech republic

IBAN: CZ81 0300 000 0002 5734 6517
BIC: CEKOCZPP

thank you for your support!