1.O não cumprimento da lei - a fonte principal de todas as crises na área do desenvolvimento humano



Nestes tempos vivemos já uma segunda crise da economia mundial. Assim descreveu o Dr. Alexis Carrel as seis razões principais da primeira crise que começou no fim de 1929 nos EUA: 1. O homem luta pela sua existência muito mais com a mente do que com o corpo. O sentido moral é muito mais importante do que a inteligência. Logo que este desaparece, dentro de uma nação, começa rapidamente a destruição de toda a sua estrutura. 2. O ambiente social não se opõe ao desenvolvimento do espírito humano, antes pelo contrário, impede, com toda a força, este desenvolvimento. 3. É interessante que as doenças mentais são mais numerosas do que todas as outras doenças no total. 4. O estudo do aspecto moral, estético e religioso é tão importante como a matemática, a física ou a química. 5. Os economistas perceberão que as causas de crise económica e monetária podem ser também morais e espirituais. 6. O desenvolvimento completo e total da personalidade humana é o objectivo final da civilização. Chegou o tempo de começar trabalhar na sua regeneração.

O carácter justo desta curta descrição de causas da primeira crise económica mundial foi confirmado, também, pela segunda, isto é, a crise económica global que vivemos actualmente. Também esta segunda crise foi preparada pelos governos imprudentes dos estados que não cumpriram as normas de lei natural e moral (a seguir apenas a Lei), sobre o qual, em frente do Tribunal de Nuremberga que julgou os líderes da Alemanha nazi depois da II. Guerra Mundial, disse o delegado Francis Champetier de Ribes: „Por cima de arbítrio de pessoas e de governos existe a lei moral que compromete as pessoas nos cargos públicos, tal como as pessoas privadas, nações tal como os indivíduos. É crime violar esta lei“. Sobre a existência dessa Lei lemos na Bíblia: „O pecado é uma violação da Lei.“ (1. epístola de João 3:4) J. A. Comenius, Mestre das Nações, (1592-1670) escreveu: „Cristo é o caminho, a verdade e a vida reais. E, portanto, cada um que fica fora do Cristo está fora do caminho, da verdade e da vida, isto significa que se desviou do caminho, anda errado e está a morrer.“. „Uma vez que estamos sob a influência da ordem cósmica (Lei), devemos conhecer esta ordem“ (Alma Excelsior (1887-1956) „Como voltar de novo à convicção  que a ordem moral é o senhor soberano do mundo?“ (o filósofo checo Emanuel Rádl, 1873-1942) „A sociedade sem carácter decompõe-se, a sociedade rica de carácter prospera, desenvolve-se com sucesso e entra em prosperidade. Por isso, o trabalho mais importante dos formadores de nações consiste em ensinar os jovens cidadãos a ter carácter“ (O escritor checo Josef Holeček, 1853-1929)

O escritor antigo chinês Sun Tsi, do 5.º século A.C, fala-nos sobre o abuso de conhecimento da Lei para os fins egoístas dominantes de sedutores das nações através de um caminho sem derraramento de sangue: 1: Desacredita o bom e a verdade. 2. Compromete os verdadeiros líderes. 3. Subverte a confiança mútua entre as pessoas. Que cada um fique sozinho 4. Subverte o governo actual: a indignação que pode aproveitar cresce da desordem. 5. Beneficia os malfeitores: não têm outra opção do que te servir com fieldade 6. Semeia a inquietação sempre quando possível. 7. Incita os jovens contra os velhos. 8. Ri das tradições porque elas são o maior inimigo, não permitem esquecer-se das raízes. Impede o fornecimento de arroz e água. 9. Difunde a música sensual. 10. Difunda a imoralidade. 11. Recompensa os bajuladores, eles recompensar-te-ão tudo duplamente. 12. Tenta saber tudo do que se passa no país que queres subverter. Subjugar o país é preciso fazer de modo que ninguém se apercebe de perder a liberdade.

O poder do estado não tem o pensamento biológico próprio do qual nasce o poder humano e não tem, portanto, nem o seu próprio poder; o poder provém apenas dos cidadãos e os cidadãos receberam-no através do dom de pensar e do sentir, vindo do Legislador de todas as leis naturais. A ideia que o estado existe para os homens e que não são os homens que servem o estado e os seus intentos egoístas e dominantes, ignorando a existência da Lei, é portanto completamente correcta. A superioridade da moral ao poder e à economia (dinheiro) exprime-se também nestas ideias: „Se o sábio governa, solidifica o carácter das pessoas. Onde não se cumprirá a Lei, prevalece a escuridão. (Antiga sabedoria chinesa) A democracia é, em geral, a tentação permanente de formar as cidadãos. Não acredito que a reforma necessária pode ser feita só através da economia. A crise da democracia é, antes de mais, uma questão moral. (T. G. Masaryk, 1850-1937) Sem uma regeneração moral dos homens não teremos uma melhor democracia. O problema de uma outra democracia futura é, por tanto, ao mesmo tempo, um problema permanente de formação à democracia, o problema de formação de líderes e massas. (O segundo presidente da Checoslováquia Eduard Beneš (1884-1948) Não é verdade que a economia é um factor decisivo. O essencial é a moral. (A. Solženicyn, 1918-2008) Os piores erros e abusos têm como origem o afastamento total da moral e da política. (V. S. Solovjev, 1853-1900) Silenciosamente, sem reparar nisso, os nossos valores morais e ideológicos começaram a decompor-se. O nosso país entrou no estado anterior à crise. O objectivo mais importante, hoje em dia, é elevar o homem espiritualmente e reforçar os seus atitudes morais. (M. S. Gorbačov) O maior capital de um povo consiste nas qualidades morais. (N. G. Černyševskij, 1828-1889) A riqueza de uma alma é mais valiosa do que a riqueza do dinheiro (Provérbio árabe)

As doenças mentais são mais desoladoras e mais frequentes do que as doenças do corpo (Filósofo grego Epikúros, 341-270 A.C.) Fala a verdade, mesmo que seja contra ti próprio (Provérbio árabe) O erro não deixa ser um erro, mesmo quando é partilhado entre a maioria das pessoas (L. N. Tolstoj, 1828-1910) Do desconhecimento não surge qualquer direito de acreditar em qualquer coisa. (S. Freud, 1856-1939) Agora começa a transição do materialismo e do egoísmo da humanidade para uma humanidade com o sentimento espiritual capaz de uma vida pan-fraternal (Alma Excelsior, 1887-1956)

 



(F. V. Outubro de 2012)



<< BACK

 

Cтарт / Start: 1.3.2007
Oригинал / Original: www.spmz.info
SPMZ • Nádražní 28, 783 13 Štěpánov u Olomouce
Czech republic

IBAN: CZ81 0300 000 0002 5734 6517
BIC: CEKOCZPP

thank you for your support!